Doença de Mèniére

O que é a doença de Ménière?

Os quatro principais e mais conhecidos sintomas para o diagnóstico da doença são: Zumbido, Vertigem, Perda da Audição e a Sensação de ter Tampões nos Ouvidos.

Foi o médico francês Ménière quem estabeleceu estes sintomas em 1861. A descoberta da Hidropsia Endolinfática levou vários médicos a concentrarem-se naquele sinal patológico e definir as “Teorias e Tratamentos baseados na Hidropsia”. Alguns médicos usam uma terminologia diferente, também com base na descoberta da hidropsia, que é chamada de "Hidropsia Endolinfática Ideopática”.

sintomas da doença de Meniere

O curso típico da doença é seguido por ataques de Vertigem e Zumbido que aparecem em conjunto. Às vezes, a Vertigem e o Zumbido são dominantes, mas em outros casos, os sintomas estão separados por largos intervalos de tempo. Quando a Vertigem é o sintoma dominante, o paciente fica quase paralisado, não conseguindo mover-se por si mesmo. Quando o Zumbido aparece, a pessoa pode sofrer de Perda Auditiva após cada ataque. Na maioria dos casos os danos são vistos na parte de Alta Freqüência do Audiograma.

Quando a perda auditiva é severa, a pessoa se torna incapaz auditivo. A perda pode ser unilateral (apenas de um ouvido) ou bilateral (de ambos). Aproximadamente 30% das pessoas sofrem de Enxaqueca. Entre os ataques de Vertigem, o paciente pode sentir episódios de Tontura durante alguns segundos, ou ter Perda de Equilíbrio.

causas da doença de Meniere

Existem muitas teorias sobre as causas da Doença de Ménière. Muitas vezes, demora anos para se perceber que um paciente que iniciou com Zumbido continuou depois a ter Vertigem e Perda Auditiva. O que pode prevenir tal situação para estes atípicos pacientes é um bom acompanhamento de fatores relevantes no início da doença. Infecção Viral muitas vezes é um fator suspeito e as teorias da doença Auto-Imune ou de Alergia podem ser consideradas como causas ou como fatores precipitantes. Outros fatores são os mesmos para o Zumbido ou Vertigem.

Diagnóstico de Doença de Meniere

Normalmente, a causa é desconhecida. Quando o médico recebe as informações sobre os quatro sintomas: Zumbido, Vertigem, Perda Auditiva e Sensação de Tampões nos Ouvidos, a primeira coisa a fazer é ter certeza de que não há outra condição médica. Extensos testes Oto Neurológicos devem ser realizados para garantir que não haja nenhum tumor, anormalidade nos vasos sanguíneos ou paralisia de um ou mais do que um dos canais semicirculares. Audiogramas (Testes de Audição), MRI (Ressonância Magnética), CT (Tomografia Computadorizada), ENG, ou Posturografia (consulte o Glossário), pode ajudar. O médico deve verificar a lista de medicamentos que o paciente toma para outros problemas de saúde.

Estatística
Homens e mulheres têm a mesma probabilidade de sofrer desta doença, tipicamente na faixa etária de 20 a 50 anos. Cerca de 15 pessoas entre 100.000 sofrerão da Doença de Ménière a cada ano. Um terço delas irá conviver com a doença de maneira crônica.

Tratamentos

Os tratamentos devem ser prescritos somente para pacientes a quem um especialista tenha realizado uma extensiva avaliação dos seus Sistemas Vestibulares e Auditivos. A medicação que se prescreve visa aliviar os sintomas da doença. Medicações psicotrópicas podem ajudar a reduzir os sintomas de Ansiedade ou Depressão. Remédios que bloqueiam os receptores H2 (histamina) podem aliviar os sintomas de náuseas ou vômitos. Diuréticos podem, também, ajudar alguns pacientes. A dieta baseada numa redução de sal, sem álcool, sem cafeína, baixo teor de açúcar e redução do tabaco pode ajudar. Administração apropriada do Relógio Biológico pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas.

  • A análise das quatro condições: Zumbido, Vertigem, Tonturas e Doença Ménière não proporcionam uma recomendação para realização de testes ou adoção de terapia. Somente um especialista que tenha examinado o paciente é que está habilitado para indicar o tratamento adequado.
  • Vídeos de Paciente
    Alguns pacientes gostariam de compartilhar abertamente suas experiências com outras pessoas que ainda padecem de Zumbido, Vertigem, Tontura e Doença de Ménière.

    Dra. P. O'donovan

    sofriam de zumbido
    (tinnitus) severo

    Sr.‌ J.‌C.‌ Rolo‌ Brito

    sofriam de vertigem‌
    e hiperacusia
    (Sensibilidade ao ruído)

    Sr. Gerald Attia

    sofriam de zumbido
    (tinnitus) intratável

    Sra.‌ Veronica‌ Welker

    sofriam de zumbido‌
    e ataques de tontura

    Sr. William Hunt

    sofriam de zumbido‌

    Sra.‌ Anat‌ Cohen

    sofriam de vertigem e
    zumbido (Doença de Ménière)‌

    Sra.‌‌ Rachel‌ Risman

    sofriam de zumbido
    após estapedectomia (substituição
    do osso do estribo
    por uma prótese)

    Sr.‌ Mark‌ V.‌ Romondt

    sofriam de zumbido
    (tinnitus) crônico

    Sr.‌ Tim‌ Donohue

    sofriam de zumbido
    grave e crônica‌

    Sra.‌ Shalev‌ Shohana

    sofriam de zumbido
    (tinnitus) crônico

    Advogado S.‌ Halpern

    sofriam de zumbido‌

    Sr. Yaacov‌ Cohen

    sofreram de ataques
    de vertigem e zumbido
    (tinnitus) graveve

    Sra.‌ Rivka‌ Halio

    sofreram de ataques de
    vertigens e tonturas

    Sr. A.‌ Backman

    sofria de hiperacusia
    (intolerância ao ruído)
    e zumbido (tinnitus)

    Sra.‌ M.‌ Asrtrogano

    sofreram de ataques‌
    de vertigem e‌
    zumbido grave

     
    Copyright © 2010 I.S. All rights reserved