Zumbido (Tinnitus)

O que é o Zumbido?

O Zumbido pode ser definido como um som que a pessoa ouve e o relaciona aos ouvidos, à cabeça ou a ambos, mas que na realidade não existe. O som é simples e não pode ser definido por palavras. Esse aspecto o diferencia das chamadas Alucinações Auditivas. Se o som pode ser ouvido e gravado por alguém (geralmente um som pulsátil) é chamado de Zumbido Objetivo. Quando o Zumbido existe há mais de seis meses passa a ser chamado Zumbido Crônico.

Características do Zumbido Subjetivo

Uma pessoa pode reconhecer diversos sons tais como das ondas do mar, dos cabos de alta tensão, dos aparelhos elétricos como, por exemplo, motor de um refrigerador, da descarga de ar sob pressão, dos pássaros ou insetos, etc. O espectro sonoro varia entre algo débil, que não incomoda, até alguma coisa muito forte e insuportável. O som pode ser ouvido apenas pela pessoa que sofre. Geralmente este tipo de Zumbido é diferente do Zumbido Objetivo (de pulso). Para obter mais informações, dirija-se, abaixo, aos “Sintomas Associados”.

Características do Zumbido Objetivo

O Zumbido Objetivo pode ser ouvido por outra pessoa, com ou sem instrumentos para a amplificação do som. Na maioria dos casos o Zumbido Objetivo é Pulsátil. As pulsações podem ter ou não o mesmo ritmo do Batimento Cardíaco.

Principais Sintomas Associados
Insônia (dificuldade para dormir), irritabilidade, dificuldade para se concentrar, cansaço, exaustão, deterioração na capacidade de trabalho, interferência na vida familiar, desapego da vida social, anhedonia (falta da capacidade de sentir prazer na vida), ansiedade, depressão, hiperacusia, (sensibilidade ao barulho), palpitações, hipertensão e perda auditiva. É impossível distinguir entre causa e efeito.

Estatística
Desconheço qualquer pesquisa estatística sobre o zumbido realizada em Israel. Nos E.U., a estimativa é que 40 milhões de americanos são afetados pelo zumbido, incluindo 10 a 12 milhões de pessoas que sofrem de zumbido grave. Se considerarmos a mesma proporção para Israel provavelmente 80 000 israelenses sofrem desta doença. Aproximadamente 30% delas também sofrem de tontura.

Abordando o tratamento do zumbido

Os tratamentos podem ser classificados em três categorias:
(1) Tratamentos Paliativos - Medicamentos Psicotrópicos, Bloqueadores do H2 (histamina), Psicoterapia (hipnose, terapia cognitivo-comportamental, bio-feedback, exercícios de relaxamento), e em Terapias do Som, ocultando total ou parcialmente o Zumbido, nas quais temos os Mascaradores de Zumbido, TRT (Terapia de Retreinamento do Zumbido) e Aparelhos Auditivos. Para mais informações, ler o Glossário.
(2) Tratamentos Curativos - consiste em Cirurgia de Tumores, Cirurgia para corrigir a anormalidade em Vasos Sanguíneos, Drenagem da infecção, Terapia com Antibióticos para combater infecções, Eliminação de Medicação Oto - Tóxica, e Intervenção Metabólica.
(3) Tratamentos Cujo Mecanismo é Desconhecido - consiste nos Tratamentos Homeopáticos e com Ervas.

Vídeos de Paciente
Alguns pacientes gostariam de compartilhar abertamente suas experiências com outras pessoas que ainda padecem de Zumbido, Vertigem, Tontura e Doença de Ménière.

Dra. P. O'donovan

sofriam de zumbido
(tinnitus) severo

Sr.‌ J.‌C.‌ Rolo‌ Brito

sofriam de vertigem‌
e hiperacusia
(Sensibilidade ao ruído)

Sr. Gerald Attia

sofriam de zumbido
(tinnitus) intratável

Sra.‌ Veronica‌ Welker

sofriam de zumbido‌
e ataques de tontura

Sr. William Hunt

sofriam de zumbido‌

Sra.‌ Anat‌ Cohen

sofriam de vertigem e
zumbido (Doença de Ménière)‌

Sra.‌‌ Rachel‌ Risman

sofriam de zumbido
após estapedectomia (substituição
do osso do estribo
por uma prótese)

Sr.‌ Mark‌ V.‌ Romondt

sofriam de zumbido
(tinnitus) crônico

Sr.‌ Tim‌ Donohue

sofriam de zumbido
grave e crônica‌

Sra.‌ Shalev‌ Shohana

sofriam de zumbido
(tinnitus) crônico

Advogado S.‌ Halpern

sofriam de zumbido‌

Sr. Yaacov‌ Cohen

sofreram de ataques
de vertigem e zumbido
(tinnitus) graveve

Sra.‌ Rivka‌ Halio

sofreram de ataques de
vertigens e tonturas

Sr. A.‌ Backman

sofria de hiperacusia
(intolerância ao ruído)
e zumbido (tinnitus)

Sra.‌ M.‌ Asrtrogano

sofreram de ataques‌
de vertigem e‌
zumbido grave

 
Copyright © 2010 I.S. All rights reserved